grupo de ressignificação de práticas pedagógicas

Valquiria G. de Oliveira 14/03/2009

Tema: O uso do portfólio na documentação pedagógica



Nosso encontro foi na creche São Jerônimo. Aos poucos fomos chegando, Mônica já estava com todo o espaço organizado. Chegaram mais novas integrantes ao grupo e agora as vagas estão esgotadas.


Primeiro Gisele, coordenadora da creche ,apresenta o espaço para Mõnica e em seguida iniciamos a formação com a consultora questionando como estávamos fazendo proveito do que foi visto até agora, a professora Regina colocou que continua pondo em prática o que já fazia (observação e registro) e que também adotou a tabela.


Mônica pediu para lermos o registro do encontro anterior, mas o grupo se intimida, até que Fátima resolve ler o seu ,por sinal muito bem redigido. Em seguida Gisele e Elisangela também fazem suas leituras. Na sequência são recolhidos todos os outros registros e distribuída a pauta e apostilas com o tema desse encontro. O grupo decidiu mudar a forma de registro em ata, agora é feito por duas pessoas da mesma escola.

Antes de dar início ao tema do dia é lido um texto “Aprender a desaprender” onde diz que é necessário deletarmos algo para aprendermos o novo e que o mais difícil é desaprendermos crenças e costumes.

Seguimos com a leitura da ata pela professora Ana Lúcia e a apresentação das formas de registros pelas equipes das diferentes escolas. Na sequência Mônica inicia com o tema (portfólio) conta um pouco da história e para o que serve, comenta também que em Portugal todas as escolas adotam esse método de registro. Apresenta entre outros um portfólio individual das crianças em transição e deixa claro que o mesmo não invalida o registro escrito. Explica que a sondagem não é feita toda semana porque a criança tem que ter um tempo para evoluir, como por exemplo a sondagem da escrita que é feita somente quatro vezes por ano.

Percebo no decorrer da explanação do tema que as pessoas presentes vão ficando maravilhadas e as idéias para qualificar o trabalho vão surgindo, os comentários paralelos são muitos e as feições são lindas de se ver, no início via-se certa inquietação e curiosidade, pois não conheciam a relação entre avaliação e portfólio.

Acredito que para todas é uma nova maneira de entender a criança e avaliá-la. O portfólio coloca para nós professoras uma nova alternativa de fazer um planejamento flexível, pois é um suporte para observar e respeitar o ritmo de cada um é uma avaliação contínua e autêntica. Enfim, contribui para o desenvolvimento da criança, serve para uma auto-avaliação do profissional da educação e é um material para que os pais conheçam o trabalho pedagógico desenvolvido com seus filhos. Acabamos esse encontro cheias de ideias e expectativas e com um saudável gosto de quero mais.


					
Anúncios

RPP

União de três escolas de Educação Infantil e uma Creche que por meio de seus educadores, coordenadores pedagógicos e proprietários participam de um ciclo de formação pedagógica para possibilitar além da fundamentação teórica, oficinas, trocas e o contato com experiências pedagógicas bem sucedidas para a ressignificação de suas práticas pedagógicas.

Escolas Participantes

:::C.R. Casulinho::: E.E.I. Mundo da Imaginação::: Escola Infantil Pró-Crescer::: Ass. Assistencial e Educacional Jd. Santo André:::

Consultora Pedagógica Responsável

Mônica R. Assunção educatemas@uol.com.br monica_assuncao@uol.com.br
outubro 2017
S T Q Q S S D
« maio    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

visitantes

  • 6,742 visitas
%d blogueiros gostam disto: