grupo de ressignificação de práticas pedagógicas

Tatiana de Camargo Assis

Este foi o 1º encontro de formação que participei realizado com Mônica R. Assunção. É uma formação muito importante para nós professores, pois abre nossa mente e nos possibilita buscar novas ideias.No primeiro momento foi feita a leitura do registro reflexivo da Fátima, funcionária da Escola Casulinho. Depois a Mônica leu um texto “Aprender a desaprender”, onde nos fez despertar e aprender que não devemos ficar 2, 3, 4 anos utilizando sempre os mesmo recursos para as nossas aulas e sem pensar em renovar as “bagagens” (ideias), após este texto ter nos dado tanto incentivo, foi realizada leitura da ata do encontro anterior. Compartilhamos também um pouco dos registros que as professoras desenvolvem durante a semana em sua sala de aula e o quanto isso é importante para nossa profissão e para o melhor andamento da sala.

A partir daí deu-se o início da parte teórica do nosso encontro, então a Mônica nos explicou como podemos realizar um portfólio e o quanto ele é importante para que nós possamos observar o desenvolvimento de nossos alunos durante o ano na escola. Como ideias, trouxe vários portfólios realizados por ela: individual, coletivo, de projetos e até mesmo de toda as atividades realizadas durante o ano pela criança. Deu a ideia de realizar um portfólio da criança durante o tempo de sua permanência na escola. Ex. do material até o pré. Acho isso muito interessante pois a professora que pega a criança no próximo ano já fica sabendo as dificuldades e agilidades do seu aluno.

Para finalizar esse encontro, Mônica mostrou um DVD que montou para seus alunos como presente de natal, com certeza um presente que no futuro quando essas crianças estiverem adultas e assistirem, sentirão muita falta.

Esse encontro trouxe muitas ideias e sabedoria para nós professoras. Ideias que podemos levar para sala e sabedoria para saber lidar com as novas ideias.

Anúncios

RPP

União de três escolas de Educação Infantil e uma Creche que por meio de seus educadores, coordenadores pedagógicos e proprietários participam de um ciclo de formação pedagógica para possibilitar além da fundamentação teórica, oficinas, trocas e o contato com experiências pedagógicas bem sucedidas para a ressignificação de suas práticas pedagógicas.

Escolas Participantes

:::C.R. Casulinho::: E.E.I. Mundo da Imaginação::: Escola Infantil Pró-Crescer::: Ass. Assistencial e Educacional Jd. Santo André:::

Consultora Pedagógica Responsável

Mônica R. Assunção educatemas@uol.com.br monica_assuncao@uol.com.br
outubro 2017
S T Q Q S S D
« maio    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

visitantes

  • 6,742 visitas
%d blogueiros gostam disto: