grupo de ressignificação de práticas pedagógicas

Mônica R. Assunção

FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES

Grupo: R.P.P. “Resignificando Práticas Pedagógicas – Colocando experiências em ação”

Registro reflexivo 1º encontro

“Querer aprender é a primeira competência que qualquer pessoa
deve desenvolver para conquistar seu caminho – eis aí o verdadeiro
comprometimento com a escolha de vida que tenha feito”
Cesar Romão / 2008

Ser convidada para participar de um grupo de formação é muito bom, porém quando se vai coordenar este grupo é sempre uma grande responsabilidade.

Tudo começa bem antes, com todos os preparativos. Pautas, organização de materiais, pensar em uma “trilha sonora” … na última hora quase esqueço da máquina fotográfica e acordo, no meio da noite, lembrando que havia esquecido de carregar as pilhas.

Com tudo já organizado lá vou eu para o primeiro encontro do grupo. No caminho a alegria em saber da novidade, Luana está grávida, ou seja, ao longo do ano, além de acompanhar o crescimento do grupo iremos acompanhar também o crescimento da barriguinha da mais nova gestante do pedaço.

Na chegada, Luana me apresenta o espaço e lembro mais uma vez de Madalena Freire, quando ela fala da importância da organização do “camarim”, preparar o espaço do encontro é o mesmo que preparar o camarim de uma apresentação de teatro.

Fatima também me apresenta, com muito orgulho, sua cozinha e pela organização e o cuidado percebo logo que ali trabalha alguém comprometido e que faz suas tarefas com muito amor.

Aos poucos vão chegando timidamente as educadoras. Roseane e eu iniciamos uma conversa sobre as mudanças do governo de nosso município e os nossos desejos para a área da educação.

Com a chegada de todas, iniciamos então as apresentações. Cada um escolheu um animal que tivesse alguma característica em comum com sua personalidade ou o ” seu momento”. Embora com animais tão diferentes, a característica mais citad foi a calma, somente Luana escolheu pela cor, rosa … é claro!, e Renata que escolheu o coqueiro, pois neste momento ela quer “sombra e água fresca”.

O grupo é composto por proprietárias e coordenadoras de escolas, professoras, coordenadora pedagógica, estagiária e uma “faz tudo”.

Combinamos as regras do grupo, seguido o tópico quatro da pauta, levantamos as expectativas e acertamos as próximas formações.

Partimos então para o “batismo” do grupo, ou seja, a escolha de um nome para dar uma maior identidade que acabou sendo a união dos dois nomes mais votados. O grupo então ficou batizado “R.P.P. Resignificando Práticas Pedagógicas – Colocando experiências em ação”.

O nome já sugere que nossas formações serão teóricas porém, com um forte compromisso com a prática, não uma prática engessada, mas uma prática “viva” que poderá ser modificada com o aprofundamento teórico que o grupo se propõe.

A avaliação foi muito produtiva, todas as participantes demonstraram aprovação ao que foi proposto e a dinâmica do encontro.

Agora é aguardar o segundo encontro no dia 12 de fevereiro com o tema “observação e registro”. Fica meu desejo para que este seja mais um grupo produtivo.

Anúncios

RPP

União de três escolas de Educação Infantil e uma Creche que por meio de seus educadores, coordenadores pedagógicos e proprietários participam de um ciclo de formação pedagógica para possibilitar além da fundamentação teórica, oficinas, trocas e o contato com experiências pedagógicas bem sucedidas para a ressignificação de suas práticas pedagógicas.

Escolas Participantes

:::C.R. Casulinho::: E.E.I. Mundo da Imaginação::: Escola Infantil Pró-Crescer::: Ass. Assistencial e Educacional Jd. Santo André:::

Consultora Pedagógica Responsável

Mônica R. Assunção educatemas@uol.com.br monica_assuncao@uol.com.br
dezembro 2017
S T Q Q S S D
« maio    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

visitantes

  • 6,743 visitas
%d blogueiros gostam disto: