grupo de ressignificação de práticas pedagógicas

Valquíria G. de Oliveira 14/02

GRUPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES RPP- Resignificando Praticas Pedagógicas- “Colocando experiência em ação”

TEMA; A observação e o registro na construção da memória do processo vivido na sala de aula.

Aos poucos fomos chegando para o segundo encontro de formação, ao todo estamos em dezoito pessoas, para mim e algumas professoras esse dia foi o primeiro.

Mônica a consultora pedagógica faz a acolhida e cada participante se apresenta novamente a em seguida fala sobre o tema e o objetivo dessa formação (observação e registro), em seguida faz a leitura do texto “Ensina quem sabe aprende quem quer” de Cesar Romão. Comenta também que é fã de Madalena Freire e fala sobre a citação que esta na apostila que preparou e distribuiu para o grupo.

Confesso que não sou leiga nesse assunto e que a meu ver a prática do registro é um importante instrumento metodológico, pois somente através da sistematização do registro e da avaliação é possível achar alternativas positivas durante o planejamento.

O que realmente gostei nesse encontro foi o material que nos apresentou, mostrando como faz seus registros através de tabelas e portfólios

Mônica comenta sobre o silêncio do grupo, acredito que é porque queremos absorver tudo o que tem para partilhar, pois vem de encontro com nossas necessidades profissionais.

Pensar sobre a prática sem o seu registro é um patamar de reflexão. Outro, bem distinto, é ter o pensamento registrado por escrito. O primeiro fica na oralidade não possibilitando a ação de revisão, ficando no campo das lembranças. O segundo força o distanciamento, revelando o produto do próprio pensamento; possibilitando rever, corrigir, aprofundar idéias, ampliar o próprio pensar.

È, neste sentido, que a reflexão trabalha o pensamento e, o seu registro, permite que se supere o mundo das lembranças. A reflexão registrada tece a memória, a história do sujeito e de seu grupo. Sem a sistematização deste registro refletido não há apropriação do pensamento do sujeito-autor e, dificilmente, poderemos gestar esse educando alfabetizador.”

“Madalena Freire Weffort”

RPP

União de três escolas de Educação Infantil e uma Creche que por meio de seus educadores, coordenadores pedagógicos e proprietários participam de um ciclo de formação pedagógica para possibilitar além da fundamentação teórica, oficinas, trocas e o contato com experiências pedagógicas bem sucedidas para a ressignificação de suas práticas pedagógicas.

Escolas Participantes

:::C.R. Casulinho::: E.E.I. Mundo da Imaginação::: Escola Infantil Pró-Crescer::: Ass. Assistencial e Educacional Jd. Santo André:::

Consultora Pedagógica Responsável

Mônica R. Assunção educatemas@uol.com.br monica_assuncao@uol.com.br
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