grupo de ressignificação de práticas pedagógicas

Gisele Oliveira – 14/03/2009

O terceiro encontro do grupo RPP aconteceu na Creche São Jerônimo. O grupo foi recebido por mim, Gisele, coordenadora pedagógica, pelas professoras e por alguns membros de nossa diretoria, que demonstraram grande satisfação em receber  todos.

Iniciamos nosso encontro com a apresentação das professoras e mantenedora da escola “Mundo da Imaginação”, seguida leitura do texto “Feliz o homem que acha sabedoria e o homem adquire conhecimentos” que fala da importância de aprender a desaprender. Realmente em muitas situações é necessário desconstruir conhecimentos, principalmente quando se trata de educação, ainda é comum repetirmos com nossos alunos modelos de educação que recebemos na infância, sem considerar o contexto atual.

Seguimos com a leitura dos registros de duas participantes, Fátima (Casulinho) e Elisangela (Creche São Jerônimo), após a leitura da ata do segundo encontro, assinada por todas as participantes.

Mônica apresentou a parte teórica do tema abordado, Portfólio, e em seguida alguns modelos dos já construídos por ela, o processo de seleção das atividades que o compõem e a evolução dos mesmos no decorrer dos anos.

Refletimos que o Portfólio deve ir além da junção de atividades realizadas pelas crianças, deve ter um caráter evolutivo do desenvolvimento das mesmas e também uma forma de registro e avaliação que, porém, não deve ser a única.

Registramos, fotografamos, quardando algumas produções feitas pelos alunos, porém de forma tão fragmentada que o trabalho “se perde”. Penso que a construção do portfólio ajuda a dar maior identidade ao trabalho realizado pelo professor ao longo do ano, tendo também maior valorização das famílias.

As professoras da creche, assim como eu estão bastante animadas com o curso, conseguindo colocar os conhecimentos adquiridos em prática.

“Feliz aquele que ensina o que aprende e aprende o que ensina” (D. Pedro I)

Anúncios

RPP

União de três escolas de Educação Infantil e uma Creche que por meio de seus educadores, coordenadores pedagógicos e proprietários participam de um ciclo de formação pedagógica para possibilitar além da fundamentação teórica, oficinas, trocas e o contato com experiências pedagógicas bem sucedidas para a ressignificação de suas práticas pedagógicas.

Escolas Participantes

:::C.R. Casulinho::: E.E.I. Mundo da Imaginação::: Escola Infantil Pró-Crescer::: Ass. Assistencial e Educacional Jd. Santo André:::

Consultora Pedagógica Responsável

Mônica R. Assunção educatemas@uol.com.br monica_assuncao@uol.com.br
outubro 2017
S T Q Q S S D
« maio    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

visitantes

  • 6,742 visitas
%d blogueiros gostam disto: