grupo de ressignificação de práticas pedagógicas

Gisele A. Oliveira – 30/01/2009

Formação Continuada de Educadores
Resignificando Práticas Pedagógicas (R.P.P.)
Consultoria Pedagógica: Mônica R. Assunção
30/01/2009

Os participantes das escolas foram chegando, ainda timidamente se acomodando em seus próprios grupos, mesmo assim já era possível perceber uma grande expectativa de cada um em aprender coisas novas, olhares, expressões fisionômicas e corporais podem nos dizer muitas coisas……

Iniciamos o dia com dinâmica onde cada participante escolhia em uma caixa de brinquedos (animais), fazendo associação com sua personalidade e apresentando-se aos outros, momento importante onde rompemos com algumas formalidades.

Mônica apresentou sua proposta de trabalho, que a meu ver vai de encontro com as necessidades das escolas, pois fará um paralelo entre prática e teoria, ressaltou a importância do registro não só como um instrumental burocrático mais como forma de auto-estudo e reflexão (registro individual), o registro coletivo (ata), que será feita em todos os encontros por duas pessoas seguindo ordem alfabética, estabelecemos também outros combinados como horário e dias que acontecerá os encontros: mensalmente aos sábados das 9:00 às 12:00hs, sobre os temas abordados definiremos em cada encontro o do próximo mês. Também combinamos que celulares devem estar desligados e presença de crianças só quando for de extrema necessidade dos participantes.

Na avaliação do dia podemos ver as expectativas do grupo em relação à formação, todos muito disponíveis em aprender e trocar experiências. Confesso que a primeira impressão foi muito boa, fiquei bastante motivada em participar, acredito na importância da Educação Infantil, e somente com formações consistentes e estudo individual, deixaremos de ser apenas as “tias” para sermos vistas como professoras de Educação Infantil.


Gisele A. Oliveira


“Por meio da educação, a criança vai se reconhecer como um membro vivo do todo”

(Friedrich Froebel)

RPP

União de três escolas de Educação Infantil e uma Creche que por meio de seus educadores, coordenadores pedagógicos e proprietários participam de um ciclo de formação pedagógica para possibilitar além da fundamentação teórica, oficinas, trocas e o contato com experiências pedagógicas bem sucedidas para a ressignificação de suas práticas pedagógicas.

Escolas Participantes

:::C.R. Casulinho::: E.E.I. Mundo da Imaginação::: Escola Infantil Pró-Crescer::: Ass. Assistencial e Educacional Jd. Santo André:::

Consultora Pedagógica Responsável

Mônica R. Assunção educatemas@uol.com.br monica_assuncao@uol.com.br
agosto 2017
S T Q Q S S D
« maio    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

visitantes

  • 6,738 visitas
%d blogueiros gostam disto: