grupo de ressignificação de práticas pedagógicas

Fátima A. Matos – 14/02/2009

Em nosso segundo encontro, Mônica propõe um convite à reflexão sobre o papel desempenhado pelas educadoras, que frente aos desafios que encaram em seu dia-a-dia deparam-se com uma grande responsabilidade: o compromisso com o desenvolvimento de todos os seus alunos. E, para isso, é preciso observá-los.

Pude perceber que a observação é um procedimento fundamental e ocorre durante a rotina do trabalho do professor. Mas como observar todos os alunos é uma tarefa difícil, considerando as próprias limitações da memória humana, é necessário que nossas observações sejam registradas. Mônica nos demonstrou algumas formas de registros para que passássemos a ter alguma noção sobre o assunto, como:

O que anotar?

Onde anotar?

Quando anotar?

As observações realizadas e registradas possibilitam ao professor refletir sobre as situações vividas, permitem também às educadoras identificarem as necessidades e os potenciais de cada aluno.

Também pude compreender que OBSERVAR não é apenas VER. Observar é analisar atentamente as pessoas, o ambiente, transformando as imagens vistas em conhecimento individual, talvez seja por essa razão que gostamos de viajar, porque observamos realidades, formas, costumes e pessoas de diferentes culturas que passam a fazer parte de nós, de nossas memórias.

Enfim, espero que nos próximos encontros eu e minhas colegas possamos dar continuidade a este maravilhoso projeto que tantyo nos enriquece, pois apesar dos problemas encontrados em nosso dia-a-dia, estamos todas aqui presentes, contribuindo para proporcionar uma educação de quali dade, afinal, qualidade para poucos não é qualidade, é privilégio.

RPP

União de três escolas de Educação Infantil e uma Creche que por meio de seus educadores, coordenadores pedagógicos e proprietários participam de um ciclo de formação pedagógica para possibilitar além da fundamentação teórica, oficinas, trocas e o contato com experiências pedagógicas bem sucedidas para a ressignificação de suas práticas pedagógicas.

Escolas Participantes

:::C.R. Casulinho::: E.E.I. Mundo da Imaginação::: Escola Infantil Pró-Crescer::: Ass. Assistencial e Educacional Jd. Santo André:::

Consultora Pedagógica Responsável

Mônica R. Assunção educatemas@uol.com.br monica_assuncao@uol.com.br
agosto 2017
S T Q Q S S D
« maio    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

visitantes

  • 6,738 visitas
%d blogueiros gostam disto: