grupo de ressignificação de práticas pedagógicas

Avaliando o quarto encontro

Posted on: maio 2, 2009

No último 28 de março, o grupo RPP acompanhou a formação sobre Avaliação da assessoria educacional EDUCATEMAS, com a formadora Mônica Assunção. Abaixo as avaliações de algumas participantes:

No encontro de hoje foi falado sobre avaliação, pude notar que além da avaliação das crianças, podemos auto-avaliar nossas atitudes para poder avaliar cada criança no seu dia-a-dia, pois se não tiver bem comigo mesma não vou conseguir ter uma visão de avaliação.


Sheila Cardoso Sena – 28/03/2009

:::

Hoje “falamos” sobre avaliação como instrumento metodológico na escola. Já estou me sentindo mais à vontade no grupo pois, aos poucos estou conhecendo as pessoas.

A Mônica a cada encontro traz exemplos condizentes com a nossa realidade que facilita o nosso entendimento. O tema abordado, Avaliação, é extremamente importante para que cada vez mais estejamos empenhados em melhorar a prática pedagógica.

Nós reforçamos os conteúdos ministrados, pois já temos o hábito da avaliação diária inserida em nossa prática e aprendemos novos conceitos a serem “executados” na creche.

Elisangela R. de Brito – 28/03/2009

:::

Hoje conclui que a Avaliação é muito ampla e pode ser avaliada através de cinco contextos:


  1. Observação

  2. Registro

  3. Reflexão

  4. Avaliação

  5. Planejamento


E não é necessário seguir de acordo com o modelo, podemos ir alternando. Gostei muito. Acrescentou na minha vida profissional a ser aperfeiçoada.

Ana Lúcia

:::

Hoje pude usar de empatia com um deficiente visual, pois perdi meus óculos e não pude participar ativamente, apenas ouvindo.

O encontro foi muito interessante e veio a contribuir para minha prática pedagógica e reforçando algo que já realizamos.

Obs.: Já encontrei meus óculos.

Regina Nilce

:::

Como todos os encontros, foi interessante e contribuiu para ampliar meu conhecimento e reforçar aquilo que já vivencio no meu cotidiano.

Percebemos que o tema é amplo e muito interessante e que não podemos ficar somente com esse conteúdo que nos foi passado. Para crescermos temos que buscar mais, cada um no seu individual.

As possibilidades de avaliação são muitas, você deu apenas um “pontapé” inicial.

O tema para nós da Creche foi tranquilo pois já trabalhamos com esse tema.

Parabéns pela sua organização, conhecimento e dinâmica com o grupo, pois tudo isso nos possibilita a rever algumas coisas já deixadas para traz e importante para o desenvolvimento do trabalho em sala.

[ sem nome ]

:::


Hoje, segunda vez que estou participando, está sendo muito produtivo.

Aprendi a avaliar a criança corretamente, e reconhecer muitos erros que devemos que melhorar. Foi muito produtivo, pois temos que prestar atenção em tudo que fazemos e que demonstramos para nossas crianças. Com esse curso estou muito feliz e a cada dia aprendendo mais e mais.

O encontro de hoje acrescentou muito em relação a avaliação, pois avaliar não significa aplicar provas e sim uma sondagem de aprendizado do aluno e com relação ao professor, devemos perceber o que avaliar, como avaliar e porque avaliar. Será que a forma que estamos avaliando é correta? E a forma que estamos ensinando?

O tema nos proporciona reflexão, gostei muito.

Vanilda

:::

Eu achei muito interessante o encontro de hoje, pois percebi a importância de avaliar tanto os alunos, como a mim mesma, a avaliar a importância de planejar e em tudo estamos avaliando, seja, no conjunto ou no individual.

Talita

:::

Este assunto para mim está bem presente, estou estudando essa matéria na faculdade e ontem entreguei um trabalho sobre a Avaliação Mediadora.

A aula de hoje veio somar, pois estou vendo na prática através da sua experiência, você explana o assunto de uma maneira bem didática, foi um dia muito produtivo. Obrigada.

Flávia M. Feitosa

:::

O tema é amplo e necessário, pois é através dele e dos outros ítens de observação para definir em qual estágio de desenvolvimento o indivíduo está.

Este encontro foi bem extenso porém gratificante, por mais que estamos inseridas no processo, sempre há algo que passa despercebido, por este motivo é sempre necessário a formação, mesmo já obtendo o conhecimento.

Aracélia

:::

O nosso encontro foi muito produtivo e enriquecedor, ajudou no esclarecimento sobre “avaliação”, que a gente pensa que é sempre uma prova e que tem alguém querendo nos avaliar e criticar. Mas não é bem assim. A avaliação deve ser vista como “construtivismo” – construção de nosso saber e principalmente de nosso “eu” (interior). Obrigada pelo carinho e dedicação a nossa turma.

Na nossa profissão educaremos crianças e a avaliaremos e o quanto lhe ensinamos e o que lhe ensinamos. Pois educamos e ajudamos na formação de novas pessoas, e somos inteiramente responsáveis por esta educação e formação.

Educação é assunto sério e importante e devemos começar a nos educar para educar.


Cristiane F. Fiorani

:::

Este tema é muito importante para nós que somos professoras para poder avaliar os alunos porque sem avaliação não podemos ver o resultado dos alunos e ver se eles estão evoluindo na aprendizagem.

E para nós é mais importante ainda para ver se o trabalho do professor está de acordo com a faixa etária das crianças.

Regiane

:::

O tema abordado hoje mostra várias formas de avaliar, esse é extenso para uma melhor amplitude é necessário mas estudo de cada uma. a consultora pedagógica Mônica abordou o tema com muita facilidade e competência ficou bem esclarecidas as dúvidas.

Luana A. Oliveira

:::

O tema é bastante amplo, até ficou um pouco cansativo, porém importante e necessário, já que precisamos ter um olhar mais crítico sobre a avaliação, possibilitando ao educador agir junto aos avanços e dificuldades dos educandos.

Gisele

:::

Este assunto é muito importante para a vida profissional de nós professoras, pois é um meio de descobrirmos como está o desenvolvimento de nossos alunos.

Eu já havia feito uma formação sobre o mesmo assunto com o Sistema Positivo e pude observar que é um tema bem amplo, pois lá foi falado outros modos de avaliar e como eu estava com educação infantil, o curso todo foi relatado como eu devo avaliar minha criança.

Com certeza hoje eu tive mais uma bagagem para minha profissão, porém um bom professor deve saber avaliar seus alunos e também seu trabalho.

Tatiana de Camargo Assis

:::

Deixe um comentário

RPP

União de três escolas de Educação Infantil e uma Creche que por meio de seus educadores, coordenadores pedagógicos e proprietários participam de um ciclo de formação pedagógica para possibilitar além da fundamentação teórica, oficinas, trocas e o contato com experiências pedagógicas bem sucedidas para a ressignificação de suas práticas pedagógicas.

Escolas Participantes

:::C.R. Casulinho::: E.E.I. Mundo da Imaginação::: Escola Infantil Pró-Crescer::: Ass. Assistencial e Educacional Jd. Santo André:::

Consultora Pedagógica Responsável

Mônica R. Assunção educatemas@uol.com.br monica_assuncao@uol.com.br
maio 2009
S T Q Q S S D
« abr    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

visitantes

  • 6,743 visitas
